Especialidades

O Centro de Ortopedia Blumenau - COB, conta com uma grande variedade de especialistas que atuam visando oferecer o melhor tratamento para sesus pacientes.

ESPECIALIDADES ORTOPÉDICAS

Como podemos
ajudar você?

Clique em cada especialidade e leia a descrição para obter mais explicações.

  • Coluna
  • Cotovelo (Videoartroscopia)
  • Fixadores Externos
  • Joelho (Videoartroscopia)
  • Mão
  • Medicina Desportiva
  • Microcirurgia
  • Ombro
  • Ortopedia Geral
  • Pediatria
  • Pelve
  • Quadril
  • Tornozelo
Coluna

Lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais.

Dependendo da região, localização ou gravidade da compressão do nervo é que será definido o tipo de irradiação, que pode atingir uma área contínua ou parcial.

Além da dor irradiada, existem casos onde a dor ocorre apenas no local da lesão.

Algumas situações do dia-a-dia no trabalho ou em casa contribuem para o aparecimento das lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais: escorregar enquanto caminha; um objeto vai cair ao chão e abruptamente tenta-se pegá-lo; levantar uma carga em local inacessível; suportar peso com o corpo; pegar ou manusear, cargas mais pesadas dobrando o tronco para frente, ou dobrar o tronco lateralmente ou torcer o tronco para um lado; pegar ou manusear objetos pesados longe do corpo; pegar ou manusear cargas muito altas ou muito baixas, esticando os braços.

As doenças de um modo geral não acontecem da noite para o dia, elas são cumulativas e progressivas. Certamente, todos os dias as pessoas realizam alguma atividade que pode prejudicar a coluna.

Especialistas: 

Dr. Fábio Kazuo Soejima

Cotovelo (Videoartroscopia)

O cotovelo é uma articulação de charneira entre a extremidade inferior do osso úmero no braço superior e da extremidade superior dos ossos raio e ulnar no braço inferior. O braço é dobrado e girado no cotovelo pelos músculos bíceps do braço. Ligamentos localizado na parte frontal, traseira e laterais do cotovelo ajudar a estabilizar a articulação.

Problemas de cotovelo comuns incluem o seguinte:

·         Artrite

As formas mais comuns de artrite que podem afetar o cotovelo incluem osteoartrite, artrite reumatóide, e artrite infecciosa.

·         Bursite

Bursite pode ser causado por trauma para o cotovelo, a pressão prolongada sobre o cotovelo, a infecção com uma abertura de pele, causando a entrada de bactérias a bolsa e causar infecção e doenças médicas, tais como artrite reumatóide e gota.

·         Fraturas

A queda sobre uma mão estendida ou diretamente na ponta do cotovelo pode resultar no deslocamento e / ou vários tipos de fraturas, dependendo da queda.

·         Prejuízo

Por esforço repetitivo no cotovelo pode causar inflamação.

Especialistas:

Dr. Filipe Pimont Berndt

Fixadores Externos

É um método de fixação óssea ou de fragmentos ósseos, usados para o controle das fraturas abertas com danos dos tecidos moles, artroses, artrodeses e osteotomias proporcionando um apoio estável, ao mesmo tempo em que permitem o tratamento ativo dos tecidos moles lesados.

Devem proporcionar estabilidade.

Especialistas:

Dr. Frederico Roston Gatti

Joelho (Videoartroscopia)

Muitos atletas sofrem lesões nos ligamentos dos joelhos. Dos quatro ligamentos principais encontrados no joelho, o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM) são muitas vezes lesados nos esportes. O ligamento cruzado posterior (LCP) também pode ser ferido.

Lesão do LCA

Mudar de direção rapidamente com diminuição da velocidade durante uma corrida e a aterrissagem de um salto podem causar lágrimas na LCA. Atletas que participam de esqui e de basquete, e os atletas que vestem chuteiras, como jogadores de futebol, são mais susceptíveis a lesões do LCA.

Lesão do LCM

Lesões ao LCM são geralmente causadas por um golpe direto na região exterior do joelho. Estes ferimentos ocorrem frequentemente em esportes de contato, como futebol.

Lesão do LCP

O LCP é muitas vezes ferido quando um atleta recebe um duro golpe para a frente do joelho ou faz um passo em falso de forma sobre o campo de jogo.

Lesão do Menisco

Quando as pessoas falam lesão na cartilagem, eles são geralmente referindo-se a um rompimento do menisco. O menisco é uma cartilagem, resistente tipo uma borracha que é anexado aos ligamentos do joelho. O menisco funciona como um amortecedor. Em atividades esportivas, as lesões no menisco podem ocorrer devido a uma torção, giro, desacelerando ou colisão. O contato direto está frequentemente envolvido.

Cisto de Baker

O cisto de Baker não é uma tumoração e sim uma cavidade cheia de liquido sinovial na parte de trás do joelho

Especialistas:

Dr. Carlos Eduardo Macaggi Liesenberg

Dr. Adelcio Cesar Bueno

Dr. Alexandre Takayuki Soejima

Mão

Não importa sua idade, sua ocupação, suas mãos estão sempre trabalhando e devido a essa importância, qualquer anormalidade pode ser preocupante. Muitos dos problemas comuns da mão, os quais interferem nas suas atividades diárias, podem ser diagnosticados e tratados por seu cirurgião-ortopedista.

Cistos

Os cistos são os caroços mais comuns na mão. Muitos cistos não necessitam de tratamento. Entretanto, se o cisto apresentar dores, interferir com as funções normais ou o paciente não gostar de sua aparência, o seu cirurgião-ortopedista pode remover o fluido, injetar esteroides ou remover o cisto cirurgicamente.

Síndrome do Túnel Carpal

Os sintomas comuns da síndrome do túnel carpal são a dormência e formigamento na mão, especialmente à noite, dor causada por longos períodos empunhando um objeto. A dor pode também, em alguns casos, estender-se até o ombro.

Os casos que não respondem a tratamentos não cirúrgicos e aqueles casos diagnosticados muito tarde podem necessitar cirurgia. Esse procedimento é geralmente efetuado com anestesia local.

Tendinite do Pulso

A tenossinovite estenosante De Quervain é mais comum em mulheres adultas com idade entre os 30 e 50 anos. Ela é uma irritação e inchaço da bainha ou túnel que envolve os tendões do polegar a medida que eles passam do pulso para o polegar. Os sintomas mais comuns são dores ao beliscar ou segurar um objeto.

A tendinite pode ser causada pela utilização demasiada da mão e também pode ser encontrada em associação com gravidez e com artrites inflamatórias ou outras doenças reumáticas.

Se tratados cedo, muitos casos melhoram com a simples utilização de talas, injeção de esteroides e/ou a prescrição de medicamentos anti- inflamatórios.

Casos mais severos e aqueles que não respondem a outros tratamentos podem necessitar cirurgia. A modificação e o afastamento das atividades que causam esses sintomas podem vir a ser necessárias inicialmente.

“Desgaste e Rompimento” – Artrite da Mão

A artrite de desgaste com rompimento é muito comum na base do polegar. Um sintoma comum inicial, que se agrava particularmente com o uso, é uma dor localizada na base do polegar. A doença em seu estágio inicial pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, injeções de esteroides na articulação (junta) ou com talas.

Contratura de Dupuytren

A contratura de Dupuytren é um engrossamento hereditário de um tecido chamado fáscia que é encontrado logo abaixo da pele da palma de sua mão. Essa condição pode variar desde pequenos caroços até faixas muito espessas, as quais podem, eventualmente, puxar os dedos em direção à palma da mão.

A doença de Dupuytren é familiar e pode ser associada com tabagismo, doenças vasculares, epilepsia e diabetes.

O único tratamento é o tratamento cirúrgico e ele é recomendado se existir contratura progressiva puxando os dedos em direção a palma da mão. Pequenos nódulos ou pequenos caroços na palma da mão não necessitam de tratamento até tornarem-se grandes e interferirem no funcionamento da mão. Mesmo com a remoção cirúrgica bem sucedida, as faixas podem aparecer novamente ou ocorrer em outros dedos.

Dedo em Gatilho

O dedo em gatilho é uma irritação da bainha digital que envolve os tendões flexores. Quando a bainha do tendão torna-se mais grossa ou inchada ela belisca o tendão e evita que ele deslize levemente. Em alguns casos o tendão é preso e então ele solta de repente, assemelhando-se ao acionamento de um gatilho.

Algumas vezes o inchaço pode ser tratado com descanso, modificação de atividades, anti-inflamatórios por via oral ou injeções de esteróides. Dessa forma a bainha do tendão irá retornar a sua forma normal, livre de dor. Os casos mais severos podem necessitar de cirurgia para liberar o tendão. As atividades usuais do paciente podem ser efetuadas, à medida que as dores permitirem.

Especialista: 

Dr. Filipe Pimont Berndt

Medicina Desportiva

Medicina esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.” Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

Especialistas:

Dr. Alexandre Takayuki Soejima

Microcirurgia

Em construção

Ombro

Por ser uma das articulações mais móveis do corpo humano, as luxações são comuns nos ombros, ocorrem de forma traumática, lesões ao praticar esportes ou quedas, sendo comum o tratamento cirúrgico.

A síndrome do impacto e lesão do manguito rotador são as pricipais causas de dor no Ombro, entender a evolução desse problema é importante para que as melhores decisões sejam tomadas entre o médico e o paciente.

Na grande maioria das vezes se o paciente tem uma lesão parcial do manguito rotador de 50% ou mais de sua espessura, essa lesão vai aumentar e se completar

– Lesões completas do manguito Rotador tendem a aumentar com o passar do tempo, se não tratadas, e pior, o tendão não tratado vai perdendo suas características histológicas e fica mais fino e acaba sendo substituído por tecido gorduroso.

A articulação do ombro possui uma anatomia muito rica, e suas patologias tem aumentado muito nos últimos anos; devemos ter alguns cuidados específicos para não termos problemas com o uso incorreto da articulação.

(Imagem1)

A videoartroscopia de ombro trouxe nos últimos anos muitos avanços com técnicas modernas de tratamento e cirurgias minimamente invasivas que resolvem muitas das patologias de ombro na atualidade. A recuperação pós operatória com menores sintomas e esteticamente melhor torna este procedimento menos agressivo e o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia.

(imagem 1) (imagem 2) (imagem 3)

Outros problemas de ombro e cotovelo também são tratados na clínica COB como por exemplo, lesões traumáticas, fraturas, entorses, bursites, artroses….e outros procedimentos também são realizados.

Especialistas:
Dr. Ronaldo Vandre Macedo Marques
Dr. Adelcio Cesar Bueno
Ortopedia Geral

A área da ortopedia trata uma grande variedade de articulações com características particulares, à partir de uma multiplicidade de especialidades específicas. Nossa equipe é preparada para atender cada uma dessas especialidades.

Artrite

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que ataca e destrói a cartilagem das articulações. Sem a cartilagem há fricção entre os ossos causando rigidez, dor e perda do movimento da articulação.

Calos/Calosidades

Calos e calosidades são formados pelo acúmulo de células mortas da pele no pé, formando camadas espessas e endurecidas. Funcionam como um mecanismo de defesa do corpo para proteger o pé contra excesso de pressão e atrito.

Geralmente se formam na região dos metatarsos, calcanhar e dedos. As calosidades podem inflamar devido à constante fricção e pressão ocasionadas por calçados.

Dor no Arco

A dor no arco (também chamada de distensão no arco) refere-se a uma inflamação e/ou sensação de queimação no arco do pé. Diversos fatores podem causar a dor no arco. A causa mais frequente para a dor no arco é fascite plantar.

Esporão

O osso do calcanhar é o maior osso do pé e o que absorve a maior parte dos choques e da pressão exercidos sobre os pés. O esporão calcâneo é uma pequena saliência óssea (calcificação) que se desenvolve na parte inferior do calcanhar e inflama os tecidos. Esta saliência se origina do estresse excessivo na região do calcanhar causado por esportes de alto impacto, fascite plantar não tratada, pé extremamente cavo ou pé chato.

Joanete

O joanete é um desvio do dedão do pé muitas vezes causado por uso de calçados inadequados. Com o deslocamento do dedão do pé em direção aos dedos menores, é comum encontrá-lo posicionado sob ou sobre o segundo dedo do pé. Os tecidos em volta da articulação incham e ficam sensíveis.

Alguns dos sintomas do joanete incluem inflamação, inchaço e dor na superfície do dedão do pé. O desconforto frequentemente leva o indivíduo a andar de forma prejudicial.

Metatarsalgia

Metatarsalgia é o termo utilizado para definir a dor na região dos ossos metatarsais (a área anterior aos dedos).

Essa condição geralmente está associada a uma alta carga no antepé que causa inflamação dos tecidos. A alta carga no antepé pode ser causada por obesidade ou dor no calcâneo, que faz a pessoa jogar a carga para frente.

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton ocorre quando há a compressão dos nervos plantares o que causa uma inflamação no local.

Os sintomas gerados pela inflamação incluem dor aguda, queimação, formigamento, inchaço e falta de sensibilidade na área afetada (dormência).

Dor no Dorso

As dores na região dorsal dos pés (meio ou peito do pé) ocorrem, geralmente, nos ossos dos metatarsos, ossos do tarso e articulações.

Podem estar relacionadas a fraturas por estresse e microfraturas, sobrecargas das articulações do tarso e estresse metatarso falangeano.

Especialistas:

Dr. Rodrigo Rodrigues Batista Pereira

Pediatria

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

Como sabemos a medicina é uma ciência dinâmica onde o conhecimento cresce e se modifica, evolui com o passar dos anos, havendo necessidade do surgimento dos especialistas, que estudam profundamente um ramo da medicina; ex. Cardiologista, Dermatologista, Pediatra, Ginecologista, Ortopedista, Neurologista, etc.

Algumas destas especialidades inclusive evoluíram e cresceram tanto que se tornou impossível ao médico estudar e se dedicar de forma abrangente a toda a especialidade. É o caso da Ortopedia, que atualmente se divide em diversas subespecialidades (Joelho, Cirurgia da Mão, Coluna, Ortopedia Pediátrica, Tumores ósseos, etc.), permitindo ao profissional se dedicar, ter conhecimento profundo e experiência técnica em um dos ramos da especialidade.

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é hoje uma subespecialidade bem definida dentro da Ortopedia, com sociedade própria (Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica), que promove cursos e congressos anualmente, e que conta com profissionais que se dedicam exclusivamente ao estudo e tratamento das patologias ortopédicas das crianças e adolescentes. A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é, portanto uma especialidade ampla que estuda desde as malformações congênitas dos membros superiores e inferiores, passando pelos distúrbios do desenvolvimento articular e postural, doenças neuromusculares como paralisia cerebral e mielomeningocele, até as afecções traumáticas envolvendo as crianças, como por exemplo, as fraturas.

Especialistas: 

Dr. Frederico Roston Gatti

Pelve

Página em Construção

Quadril

SINTOMAS E ATIVIDADES DE RISCO

Dores no quadril, nas nádegas, na virilha, na coxa e no joelho são alguns sinais da doença, que costuma ser diagnosticada com exames clínicos e de imagem. Apesar de estar normalmente relacionada ao envelhecimento e à predisposição genética, a artrose de quadril também pode ser desencadeada por atividades físicas impactantes como corridas maratonas, tênis e futebol.

Especialistas:

Dr. Rodrigo Aurelio Monari

Tornozelo

Um grande número de pacientes procuram a COB com diagnósticos como: hálux valgo (joanetes), Metatarsalgia, esporão do calcâneo, dedos dos pés em garras etc. e, muitas vezes, necessitam de tratamento cirúrgico. Essa é uma importante área dentro da Ortopedia e da Reumatologia.

Os cirurgiões de Tornozelo realizam procedimentos minimamente invasivos e artroscopias, com técnicas precisas, que permitem o rápido retorno às atividades do dia-a-dia.

Atualmente, com as técnicas de diagnóstico por ressonância magnética, os problemas crônicos nos tendões e nos ligamentos dos pés podem ser tratados com cirurgias ambulatoriais de pequeno porte com mínimo tempo de hospitalização.

Especialistas:

Dr. Rodrigo Rodrigues Batista Pereira


Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?